20 jan

Manual do Aluno

MANUAL DO ALUNO

Apresentação

Estudar para aprimorar os dons e talentos que Deus nos deu para glorificá-Lo, mais que um privilégio, hoje, pode-se dizer que é indispensável. A busca pelo conhecimento e por uma formação de qualidade é primordial para fazer com excelência a obra de Deus. E por isso, parabenizamos você, prezado aluno, pela opção que fez, dedicando parte de seu tempo e vida ao aprimoramento de seu talento. A partir deste momento você entra nesta família chamada Instituto Bereia e damo-lhes as Boas-Vindas! Desfrute ao máximo este tempo com os novos amigos que você fará, mas, acima de tudo, aproveite tudo o que Deus tem para lhe ensinar!

As definições e orientações inerentes à sua vida no Instituto estão neste manual. Boa leitura!

 

Histórico

Qual a origem da palavra Beréia?

Foi uma cidade onde Paulo pregou. Sua população era reconhecida pelo costume de extremo cuidado com as Escrituras. O constante estudo da Palavra era o método de prevenção aos falsos ensinos.

“Os de Beréia eram mais nobres” Atos 17:11

 

Objetivo

Nosso objetivo é treinar ministros seguindo os princípios da Palavra de Deus com clareza e sem partidarismo denominacional.

 

Nossa Visão

Formar e preparar obreiros aprovados que manejem corretamente a Palavra da Verdade (II Timóteo 2:15b), que estejam aptos para ensinar (1 Timóteo 3:2b) e melhor servirem ao Senhor.

 

Nossa Missão

Formar adoradores capacitados tecnicamente e espiritualmente, que entendam o verdadeiro motivo de seu ministério.

Entendemos que não somos igreja, mas sim um lugar de preparo, para isso cada aluno deve estar debaixo da cobertura pastoral de sua igreja local. Respeitamos a autoridade denominacional sobre cada aluno.

Trabalhar, principalmente, no desenvolvimento do caráter na vida do aluno e não somente proporcionar-lhe conhecimento.

 

Equipe diretiva

Diretor do Curso Musical: Cezar Nunes

Diretor Ministerial do Curso Musical: Pastor Daniel Pereira

Diretor do Curso Teológico: Pastor Olavo Nunes

 

Competências e habilidades que você irá desenvolver no Instituto

  • Conhecimento bíblico;
  • Disciplina no estudo;
  • Aprimoramento das relações interpessoais;
  • Conhecimento teórico e prático em sua área de atuação.

 

Inscrição

Para inscrever-se no Instituto, você deverá preencher uma ficha, que poderá ser solicitada através de e-mail ou pessoalmente. Logo após, o Instituto marcará uma entrevista com você.

 

Pré-Requisitos para estudar no Instituto

Curso Musical:

            Possuir idade mínima de 15 anos; estar ativo na igreja em que congrega; preencher a ficha de inscrição; ser aprovado na entrevista e pagar a matrícula.

 

Curso Teológico

            Possuir idade mínima de 17 anos; ter concluído o Ensino Fundamental para o Curso Básico; ter concluído o Ensino Médio para os Cursos Médio e Bacharel; preencher a ficha de inscrição; ser aprovado na entrevista e pagar a matrícula.

 

 

Matrícula/ Rematrícula

Realizada a entrevista, o aluno poderá matricular-se, mediante o pagamento de uma taxa fixada na tabela de mensalidades do Instituto.

A rematrícula acontece ao início de cada semestre (Janeiro e Julho) através do pagamento da taxa de mesmo valor. Caso houver pendências anteriores não será possível efetivar a rematrícula.

 

Mensalidade

                  Curso Musical

A Semestralidade é dividida em, no máximo, 6 parcelas, em casos de pagamento a vista no cartão. Os valores estão fixados na tabela de mensalidades do Curso (5 matérias + Instrumento Principal), consulte a tesouraria. A Data de vencimento é dia 10 de cada mês.

Caso o aluno deseje cursar um instrumento além do principal haverá um valor adicional na mensalidade, o qual está também fixado na tabela de valores.  Para consultá-la, favor dirigir-se à tesouraria.

Para condições especiais de pagamentos da semestralidade, utilizam – se os seguintes critérios:

MUSICAL/ 2012 Pagto após dia 10 Pagto até dia 09 Pagamento a vista no cartão
Matrícula/ Rematrícula R$ 85,00 R$ 85,00 R$ 85,00
Valor da Mensalidade R$ 240,00 R$ 220,00 5 x R$ 200,00+ Taxa matric

PROMOÇÕES:

Quem matricular em :

Janeiro: Isenção da Mat

Fevereiro: 50% Matricula

 

Preços Válidos somente para pagamento antecipado no cartão.

 

 

Instrumento Adicional R$ 75,00 R$ 75,00 R$ 75,00
Matéria Adicional R$ 75,00 R$ 75,00 R$ 75,00
PROVA DE ESTRUTURA II R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 50,00
PROJETO MINISTERIAL R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 50,00

Os alunos que necessitarem recursar alguma disciplina específica, praticarão os valores descritos na tabela acima.

 

Curso Teológico

 

TEOLÓGICO/ 2012 Pagto após dia 10 Pagto até dia 09 Pagamento a vista no cartão
Matrícula/ Rematrícula R$ 85,00 R$ 85,00 R$ 85,00
Uma Disciplina  R$ 100,00

 

R$ 91,50

 

 Rem + 4X R$ 83,00
Duas disciplinas R$ 193,00

 

R$ 177,00 Rem + 4 X R$ 160,00
Três Disciplinas R$ 260,00

 

R$ 238,00 Rem + 4 X R$ 216,00
Quatro disciplinas ou mais R$ 345,00 R$ 317,00 Rem + 4 X R$ 289,00

 

      PROMOÇÕES :

 

Quem matricular em :

Janeiro: Isenção da Mat

Fevereiro: 50% Matricula

 

Preços Válidos somente para pagamento antecipado no cartão.

 

 

Às Igrejas é oferecida uma Tabela de descontos na semestralidade, de acordo com o montante de alunos proveniente da mesma Igreja, na mesma cidade/ congregação, conforme o que segue abaixo.  Os descontos são concedidos para as Matrículas realizadas até o Primeiro Sábado Letivo, quando são gerados os boletos ou realizados pagamento no cartão de crédito. Após essa data, os descontos não serão recalculados, independente dos alunos que se matricularem posteriormente.

 

A Partir de 5 alunos mesma Igreja 10%  de desconto sobre a semestralidade
Membros da OBPC 10% de desconto sobre a semestralidade

 

 

Caso, de um semestre para o outro, o número de pessoas provenientes da mesma igreja reduza, o desconto será recalculado ao início do próximo semestre.

Os alunos que são contemplados por Bolsas ou Descontos Parciais ou Integrais ( mantidos ou não por sua Igreja), deverão manter uma Média Geral Aritmética não inferior a 8,0. Caso sua média seja inferior , perderá o direito ao Desconto, impreterivelmente. Para o semestre seguinte, poderá voltar a usufruir desse benefício , caso sua média seja recuperada.

Metodologia

 

Curso Musical

O curso tem a duração de quatro semestres e as aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 18h . Caso haja interesse, o Instituto poderá formar turmas durante a semana, para isto, será necessário que a turma feche com, no mínimo, 25 alunos. As aulas estão divididas em teóricas, práticas e ministeriais, e, ainda, em grupais e individuais. Os Cursos se subdividem em Musical, Dança e Sonorização.

 

 

Curso Teológico

                  O Curso divide-se em Básico, Médio e Avançado.

Curso Básico: duração de dois anos, as aulas ocorrem aos sábados das 8h às 16h30min.

Curso Médio: duração de dois anos, as aulas ocorrem aos sábados das 8h às 16h30min e uma noite da semana, das 19h30min às 22h30min.

Curso Avançado: duração de três anos e meio, as aulas ocorrem aos sábados e durante a semana, podendo chegar a três noites por semana, das 19h30min às 22h30min, de acordo com Calendário Escolar.

                 

 

Atividades Complementares

            Os alunos deverão comprovar, durante o decorrer do Curso Musical, 40 horas de atividades extracurriculares. Estas deverão ser comprovadas com atestados que contemplam os requisitos estabelecidos pelo Instituto. A cada palestra, curso ou afins que o aluno participar, imediatamente deverá trazer Certificado ou comprovante a ser anexado a sua ficha de matrícula.

NO Curso Teológico, as atividades complementares deverão totalizar o disposto na Grade Curricular, podendo ser substituídas por disciplinas optativas com a mesma carga horária.

 

 

Materiais necessários para as aulas

Recomenda-se que o aluno traga sempre para a aula um caderno e uma Bíblia de Estudo. Durante o decorrer do Curso, os professores poderão solicitar livros para serem comprados ou cópias a serem feitas. Além disso, temos um Ambiente Virtual onde os professores podem postar materiais para download e fácil acesso ao aluno. Para o Curso Musical, sugere-se que o aluno possua o instrumento para estudo.

 

 

Pontualidade e Assiduidade

                  São exigências do Instituto a presença e a plena participação do aluno nas aulas e na entrega das atividades propostas, assim como pontualidade no início de cada aula. Caso o aluno se atrase, há a tolerância de 15 minutos para entrar na aula, após essa tolerância o aluno não poderá assisti-la, ganhando falta na mesma.

O aluno deverá apresentar freqüência de 75% às aulas, sendo considerado reprovado se ultrapassar esse percentual.

 

 

Justificativa de faltas

As faltas ocorridas deverão ser comunicadas e justificadas através de atestados, os quais deverão ser apresentados na secretaria do Instituto para avaliação e possível abono da falta, em até 48 horas . Os casos serão estudados pela Coordenação do Instituto e, se ocorrer em dia de Provas ( G1 ou G2), o aluno terá o direito de Recuperação em data a ser estipulada no Calendário, ao final do semestre.

 

Calendário do Curso

                   Anualmente, é disponibilizado um Calendário aos alunos, no início de cada semestre, com informações sobre início e término das aulas, períodos de Avaliação, Atividades e Recessos, respeitando a carga horária  necessária para que sejam cumpridos os objetivos dos cursos. Esse Calendário é disponibilizado no site e no sistema de acesso aos alunos e exposto em locais de circulação e fácil visualização do Instituto.

 

Carteira Estudantil

O aluno terá uma carteira de estudante que o identifica como aluno do Instituto. Esta deverá ser apresentada em todos os devocionais.  O aluno, no ato da Matrícula, deverá cumprir os requisitos para que a mesma possa ser confeccionada, em tempo hábil.

 

Cancelamento

                  O cancelamento da matéria adicional ou instrumento adicional poderá ser feito até o ÚLTIMO DIA DO PRIMEIRO MÊS LETIVO  de cada semestre. Se o aluno desistir após este período, terá que continuar pagando a matéria até o fim do semestre.

Tanto para cancelamento de matéria, como para cancelamento do Curso, o aluno deverá preencher uma ficha fazendo esta solicitação, protocolando na Secretaria.

Ao solicitar o cancelamento de curso, o aluno terá que cumprir com as obrigações financeiras dos meses que estudou, e pagar 20% sobre o valor das mensalidades posteriores ao cancelamento até o fim do semestre vigente.

                 

Avaliação e Ementas da Disciplina

Os critérios de avaliação serão fornecidos por cada professor no primeiro dia de aula, junto com as ementas e planos pedagógicos de cada disciplina.

Na média de todas as avaliações, o aluno deverá alcançar 7,0. Caso o aluno fique com média inferior a sete e superior a cinco, fará a recuperação, sempre ao final do semestre, a qual substitui a nota menor ( G1 ou G2). Caso fique com média inferior a 7,0, terá de recursar a matéria.

O critério padrão de Avaliação segue a seguinte fórmula:

 

MÉDIA FINAL     =      G1+( 2xG2)

                                                   3

 

                                                           

 

Conclusão de Curso / Formatura

O aluno somente receberá o certificado de conclusão de curso se estiver em dia com todas as suas obrigações acadêmicas, são elas: média alcançada em todas as disciplinas, provas realizadas, horas complementares cursadas e pagamentos quitados.

A organização da cerimônia, assim como as despesas da formatura, é de total responsabilidade da turma formanda, sob supervisão do Instituto.

 

 

Recursos de comunicação e informação. Fale conosco!!

Você poderá entrar em contato com o Instituto através do telefone: (51) 33422855 ou pelo e-mail contato@institutobereia.com.br.

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